quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Aeroporto de Santa Catarina

Era o antigo Aeroporto da Ilha da Madeira, onde só aterravam aviões de pequena e de média dimensão tipo Boeing 727 de então e 737.
Aterrar nesta curta pista, tipo rampa, requeria alguma perícia e experiência por parte dos pilotos, não só devido às suas exiguas dimensões, mas também aos ventos cruzados oriundos do interior da ilha.
Quer no seu início quer no topo da pista havia Oceano Atlântico. Um autêntico Porta-Aviões. Vista do ar era essa a imagem que se tinha.
Passageiro que fazia a primeira viagem a esta linda ilha perguntava com algum espanto e receio: "mas é ali que o avião vai aterrar?"
Foi posteriormente aumentada com pista construída sobre pilares cujas fundações estão no mar e hoje permite a aterragem de aviões de maior porte.
Aeronaves transcontinentais tipo Airbus A310 com destino a Caracas, Venezuela, país onde existe uma enorme presença de imigrantes portugueses oriundos da Ilha da Madeira, fazem escala no actual aeroporto, evitando assim a deslocação desses passageiros a Lisboa um transbordo e mais tempo de viagem.

Sem comentários: