As construções/habitações de madeira que marginam esta estrada, a Av. Principal, estão construídas sobre estacas de madeira, são palafitas. Quando a maré enche só o piso da estrada fica acima da superfície das águas.
Estamos na povoação de Raposa, no estado do Maranhão, Brasil. Este município, Raposa, com cerca de 22 mil habitantes, fica na parte norte da ilha do Maranhão e a 28 Km de S. Luís, a capital do estado.
Aqui a amplitude das marés é grande, chegando a atingir 6 metros. Os terrenos são planos numa grande extensão e a fixação das populações próximo do litoral só é possível com a construção das habitações sobre estacas.
Também se vêem lojas ao longo desta avenida. Algumas construções são um misto de habitação e posto de venda/local de produção de artesanato.
O ecosistema formado pelo mangue é uma grande fonte de riqueza em recursos naturais para as populações, que são pobres e na maioria pescadores. Aqui localiza-se a maior colónia de pescadores do Maranhão.
2 comentários:
Ressalte-se que esta praia(hoje cidade), foi fundada pelo cearense "Chico Noca", o qual era muito amigo de meu pai, o também cearense, natural de Granja-Ce, sr.Raimundo Nonato de Castro, mais conhecido naquela região como "Raimundo Barraqueiro".
Esta cidade é na verdade, uma colônia de cearenses os quais se adaptaram muito bem nesta região. Ainda hoje observa-se alguns costumes típicos do estado do Ceará, como por exemplo o linguajar(trocar o v pelo r: velha="réia"; valente="ralente" etc...), as fontes de renda(pescadores, comerciantes, rendeiras...), além da cabeça chata, que ao contrário do que muita gente pensa, significa muita inteligência.
Carlos Augusto de Castro - São Luís-Ma-(c_a_castro@ig.com.br)
Sr Carlos Augusto de Castro
Agradeço sua visita e comentário com os elementos que deixou escritos, os quais vieram enriquecer esta postagem e o blogue.
Visitei são Luís do Maranhão no início de Setembro 2008 e quando fui a Raposa para além de ter apreciado o local com um passeio pelo mangue, não esqueço a deliciosa e grande anchova grelhada que comemos ao almoço.
Cumprimentos
Obrigado
Varanda de Almada
Enviar um comentário