sexta-feira, 24 de junho de 2011

Praia do Porto da Barra - Baía - Brasil

Praia do Porto da Barra em S. Salvador da Baía com o Forte de Santa Maria à direita em fundo.
Uma praia tranquila dentro do casco urbano de S. Salvador. O Forte de Santa Maria como outros que por este estado nordestino existem, constitui marco significativo da presença portuguesa, em "terras brasiliensis", de elevado cunho cultural que muito nos honra e distinguem com povo colonizador da época.
Estes marcos honram os povos (português e brasileiro) apesar de opiniões degenerativas de quem quer denegrir factos que ocorreram num determinado contexto que se vivia e cuja leitura deverá necessariamente ser feita reportando-se à época com as lutas de interesses de então.
O Brasil é um grande marco da colonização portuguesa na América do Sul e no mundo, que em nada nos envergonha, mas só nos dignifica e honra,
Outros povos, ingleses, holandeses e franceses tiveram ambições sobre o controle desta colónia, mas caboclos e índios aliados aos portugueses expulsaram-nos heroicamente. Aqueles não eram povos interessados na miscelânea de culturas e "raças", quanto os portugueses o eram. Estavam mais interessados na actividade mercantil e no lucro. Por isso claudicaram. O Brasil de hoje com a sua enorme extensão territorial só foi possível graças à presença portuguesa aliada aos naturais da "terra brasiliensis".
A História de Portugal não pode ser descrita, nem narrada sem incluir a História do Brasil, tal como esta está intrinsecamente ligada à História de Portugal.
Brasil e Portugal duas nações de fortes laços afectivos e culturais que nós portugueses (e o mundo) nunca poderemos ignorar, sob pena de estarmos a renegar o nosso passado, o nosso presente e o futuro da língua portuguesa, com profundo respeito pelo que nos une e nos diferencia.
Aí estará a sobrevivência da língua de Camões e Pessoa, como também da nossa identidade e riqueza cultural.
Portugal e Brasil, um pequeno país na Europa e um grande país na América do Sul, mas uma só língua - o português - uma identidade e uma grande cultura universal a preservar.

Sem comentários: