terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Flamingos em Bonaire

Bonaire é uma pequena ilha de 288 Km2, cuja capital é Kralendjik, situada no Mar das Caraíbas, que integra as Antilhas Holandesas - Curacao, Bonaire, Santo Eustáquio, Saba e Sint Maarten (Saint Martin), esta dividida com os franceses.
Ilha com mar de um zul muito lindo, como é próprio nesta zona, tem na actividade turística uma grande fonte de rendimento, principalmente a de mergulho, para apreciar os seus corais e peixes de cores variadas.
Esta actividade está devidamente controlada para evitar danos ambientais.
A exploração do sal é outra actividade importante e nas zonas de salinas e próximas, observam-se numerosos flamingos de cor rosa, tal qual os da foto acima, sendo proibido os turistas ultrapassarem determinado limite para não perturbar as aves.
Aqui não há especulação imobiliária.
Bonaire constitui uma excelente reserva ecológica marinha e terrestre perfeitamente defendida e salvaguardada de atentados à natureza. É um verdadeiro "Santuário Ecológico Marinho".
A ilha é plana, sendo muito utilizada por isso a bicicleta como meio de transporte dos seus habitantes. Tem uma densidade populacional muito baixa.
Até há cerca de 12-13 anos só existiam táxis no aeroporto. O turista quando precisava de utilizar um táxi, tinha de telefonar para o aeroporto a solicitar.
Aqui a defesa do ambiente é feita com rigor e respeito pelas normas aprovadas.
Bonaire recebe visitas de grandes paquetes de cruzeiros, sendo muito visitada por turistas norte-americanos e holandeses... naturalmente.
Os turistas à chegada recebem informação detalhada da necessidade de respeitar a natureza em Bonaire.

Sem comentários: