
Estamos na povoação de Raposa, no estado do Maranhão, Brasil. Este município, Raposa, com cerca de 22 mil habitantes, fica na parte norte da ilha do Maranhão e a 28 Km de S. Luís, a capital do estado.
Aqui a amplitude das marés é grande, chegando a atingir 6 metros. Os terrenos são planos numa grande extensão e a fixação das populações próximo do litoral só é possível com a construção das habitações sobre estacas.
Também se vêem lojas ao longo desta avenida. Algumas construções são um misto de habitação e posto de venda/local de produção de artesanato.
O ecosistema formado pelo mangue é uma grande fonte de riqueza em recursos naturais para as populações, que são pobres e na maioria pescadores. Aqui localiza-se a maior colónia de pescadores do Maranhão.
2 comentários:
Ressalte-se que esta praia(hoje cidade), foi fundada pelo cearense "Chico Noca", o qual era muito amigo de meu pai, o também cearense, natural de Granja-Ce, sr.Raimundo Nonato de Castro, mais conhecido naquela região como "Raimundo Barraqueiro".
Esta cidade é na verdade, uma colônia de cearenses os quais se adaptaram muito bem nesta região. Ainda hoje observa-se alguns costumes típicos do estado do Ceará, como por exemplo o linguajar(trocar o v pelo r: velha="réia"; valente="ralente" etc...), as fontes de renda(pescadores, comerciantes, rendeiras...), além da cabeça chata, que ao contrário do que muita gente pensa, significa muita inteligência.
Carlos Augusto de Castro - São Luís-Ma-(c_a_castro@ig.com.br)
Sr Carlos Augusto de Castro
Agradeço sua visita e comentário com os elementos que deixou escritos, os quais vieram enriquecer esta postagem e o blogue.
Visitei são Luís do Maranhão no início de Setembro 2008 e quando fui a Raposa para além de ter apreciado o local com um passeio pelo mangue, não esqueço a deliciosa e grande anchova grelhada que comemos ao almoço.
Cumprimentos
Obrigado
Varanda de Almada
Enviar um comentário